A organização e o planejamento são os melhores amigos do gestor, principalmente quando o assunto são as obrigações fiscais de uma empresa. Parte disso é estar atento às datas de pagamento de cada tributo, por isso, criar um calendário fiscal de 2022 é ideal.
Ficar em dia com as obrigações do Fisco, sem atrasos, evita que as multas se acumulem a um ponto que cause prejuízo para a organização. Justamente no Brasil, onde a carga tributária é pesada, ter esse cuidado é muito importante.
Para que você possa lembrar de todas as declarações e documentos que precisa apresentar no decorrer do ano, assim como as datas de cada imposto, um calendário fiscal é a ferramenta perfeita.
Afinal, ninguém tem memória tão boa assim. E como já falamos, deixar passar não é uma opção se você pretende crescer e manter sua empresa lucrando.
Por isso, nesse artigo você vai entender a importância de um calendário fiscal e conferir as principais obrigações de 2022, junto das datas relativas a cada um. Vamos lá!
Além dos motivos já citados acima, sobre a importância de pagar os tributos em dia, existem outros fatores importantes para se ter cuidado e acompanhar seu calendário fiscal de 2022.
Um deles é que em todos os meses podem ocorrer mudanças de cronograma devido a imprevistos urgentes. Um exemplo são as aprovações de novas sanções.
Por isso, mês a mês, indicamos que você busque se atualizar sobre o que está acontecendo e quais mudanças ocorreram. Assim, você também evita surpresas que podem prejudicar sua organização.
Para ficar sempre ligado nas datas ou para montar o seu próprio calendário baseado nos tributos relacionados à sua empresa, você pode acessar a agenda tributária do governo, disponível de graça no site do governo.
Referente aos tributos que são exigidos para que as empresas se mantenham dentro da lei e não tenham problemas com os órgãos fiscalizadores, vamos falar das principais obrigações a serem pagas.
Mas antes, uma dica: separe as obrigações por mês, colocando em cada data os documentos necessários para apresentar na hora do pagamento. Essa é a forma mais completa de organizar os impostos e também um jeito útil de lembrar de tudo o que precisa com antecedência.
Confira abaixo as principais obrigações fiscais que devem ser pagas neste ano:
Imposto cobrado sobre o produto da renda produzida pelas empresas. Pode ser cobrado sobre os regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado.
Deve ser pago entre março e abril de 2022.
Destinada ao financiamento da Seguridade Social nas empresas optantes pelo Lucro Real e Lucro Presumido.
O pagamento pode ser trimestral ou anual, dependendo do acordo feito junto à Receita Federal, sendo sempre até o último dia útil seguinte ao período ao qual se refere. Empresas enquadradas no Simples Nacional (LC 123/2006) não precisam se preocupar com esse imposto.
Destinado ao financiamento do pagamento de seguro-desemprego e abono aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos.
O PIS incide sobre pessoa jurídica, do Lucro Presumido e tem seu recolhimento realizado até o 15º dia útil do mês subsequente. As pessoas jurídicas enquadradas no Simples Nacional possuem o PIS acumulado a outros tributos.
Pagamento que incide sobre a receita bruta das empresas, para garantir e financiar a seguridade social.
Destinado a pessoas jurídicas com tributação pelo Lucro Presumido, este sistema é chamado de Cofins Cumulativo. O recolhimento deve ser realizado até o 15º dia útil do mês seguinte.
Imposto sobre produtos nacionais e importados. Nesse caso, a base de cálculo depende da transação e a alíquota varia de acordo com o produto. Geralmente, o recolhimento deve acontecer até o 25º dia útil do mês subsequente ao fato gerador.
Está pronto para todas as obrigações de 2022? Essas são apenas algumas das muitas obrigações fiscais existentes no Brasil. Agora você entende porque é tão importante ter tudo organizado para não perder nada, não é?
Contar com a ajuda de profissionais experientes em assessoria contábil é uma ótima forma de garantir que tudo seja feito da maneira certa e no tempo certo. Você poderá focar em tarefas igualmente importantes para o funcionamento da sua organização, enquanto deixa as obrigações fiscais na responsabilidade de profissionais.
Os consultores da Taille têm expertise no assunto e podem prestar todo o suporte necessário para sua empresa. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços!
E se você gostou desse conteúdo sobre o calendário fiscal de 2022, continue navegando em nosso blog para mais assuntos e artigos como esse.