Saber o valor comercial da empresa é crucial para poder vender o seu negócio, conseguir investidores ou apenas para saber em que posição seu empreendimento se encontra no mercado e diante da concorrência.
Mas o que você deve estar se perguntando é: como posso medir o valor comercial da minha empresa de forma correta? Existe um cálculo para isso?
Ele existe! O valuation é o método criado para medir o valor da sua empresa. Com ele você pode encontrar indicadores que ajudam a diagnosticar possíveis problemas e características da gestão do seu negócio.
Todo empreendedor deve realizar o valuation se deseja aumentar o valor do seu negócio a longo prazo,
Para você entender melhor, vamos explicar o conceito de valuation, porque ele é tão importante na hora de identificar o valor real de uma empresa e como você pode aumentar essa estimativa para obter mais sucesso.
Vem com a gente!
Valuation significa “Avaliação de Empresas” em inglês e é uma área das finanças que é destinada a avaliar o valor de um determinado ativo. Esse ativo pode ser real, como um imóvel, ou financeiro, como uma ação ou o valor de uma dívida. E por fim, pode medir o valor global de uma empresa.
Ao fazer esse cálculo, é avaliado todo o impacto gerado pela empresa no mercado, desde as atividades prestadas e os produtos oferecidos até o fluxo de caixa. Quanto mais informações melhor.
No entanto, esse processo não é uma ciência exata, ou seja: a pessoa responsável por realizar o cálculo irá se basear em informações e estimativas, podendo ter incertezas no meio do caminho. Você pode saber mais sobre isso clicando aqui.
Por isso, aconselhamos você a buscar profissionais experientes para auxiliar você nesse momento.
Realizar o valuation, além de determinar o valor justo de um ativo, traz inúmeros benefícios para a gestão de uma empresa, principalmente se você pretende se organizar para crescer de um jeito saudável ou se quer realizar uma boa negociação.
A seguir, reunimos algumas técnicas que visam aumentar o valor comercial de uma empresa a partir da análise e do investimento em alguns setores. Continue lendo para saber ainda mais!
Uma empresa saudável e lucrativa aos olhos do mercado é aquela que é organizada e que possui capacidade de gerar caixa. Isso mostra que a gestão financeira é bem feita e que o negócio consegue resultados.
Para isso, você deve começar com o básico: oferecer produtos e serviços de qualidade e investir em estratégias de venda. Se você ainda não sabe como seu serviço é visto, fazer uma pesquisa de satisfação pode ajudar.
Administrar as contas a pagar e a receber também é um passo muito importante que interfere diretamente no caixa da empresa. Nunca atrase pagamentos do governo, pois os juros e multas podem ser destrutivos para o orçamento.
Para isso, você pode fazer um planejamento tributário para diminuir suas despesas com tributos de forma legal.
Caso você tenha clientes que atrasam o pagamento, busque identificar os adimplentes e recompense-os por isso. Essa é uma forma de incentivar clientes inadimplentes a ficarem em dia para receber benefícios.
É comprovado que clientes fidelizados agregam em até 65% das vendas e que conquistar um novo cliente é mais caro do que fidelizá-lo. Por isso, dedique-se mais em manter os que já possui ao invés de querer conquistar sempre mais.
Sabe porque? Um cliente satisfeito e fiel tem mais chances de se tornar um porta-voz da sua marca. Como o serviço o faz feliz, naturalmente ele vai falar bem da sua empresa e vai começar a recomendar para amigos e familiares.
E para fazer um cliente feliz, ele precisa ser bem atendido. Invista em melhorias nesse setor e comece a ouvir o seu consumidor para poder entender suas dores e necessidades. Clientes antigos podem ser tratados de forma diferenciada para que se sintam especiais.
Bons relacionamentos com o cliente são a base para a fidelização e a garantia de confiança do consumidor.
A sua marca é o rosto do seu negócio e investir no fortalecimento dela é importante. Uma marca bem construída, que leve consigo os valores da empresa e dos sócios, consegue criar uma relação mais próxima com os clientes, que podem se identificar com o conceito.
Já para os possíveis investidores ou compradores, ver que sua empresa teve a atenção em manter o patrimônio físico bem cuidado – como a infraestrutura e o local, é um ponto bem positivo, pois dessa forma, poderão ser reaproveitados pelo novo comprador e bem avaliados por quem for investir.
Investir na qualificação dos colaboradores é comprovadamente eficaz para a empresa. Uma vez que se sentem valorizados, a equipe passa a ter mais motivação e vontade de alcançar melhores resultados.
Segundo uma pesquisa da consultoria especialista em carreiras, Right Management, colaboradores motivados são 50% mais produtivos para a empresa. Um bom ambiente corporativo conta muito na hora de alcançar objetivos.
Por isso, busque a qualificação da equipe e analise se os processos internos estão sendo efetivos e ensináveis. Os funcionários precisam aprender internamente a realizar o trabalho de forma autônoma para que tudo funcione mesmo sem a sua presença.
Treine sua equipe de gestão para que consigam resolver problemas com facilidade e para que saibam evitar possíveis conflitos internos. É importante prestar atenção na rotatividade de funcionários para mantê-la sempre baixa.
Uma equipe forte e bem cuidada com certeza irá somar valor ao negócio e à marca.
Prestar atenção na concorrência e procurar estar sempre um passo à frente é importante para se destacar no mercado. Para isso, busque saber o máximo de informações sobre as empresas do mesmo segmento que a sua, distribuidores, fornecedores e empresas complementares.
Analise as falhas e inovações apresentadas pelos concorrentes, utilize isso para melhorar seu próprio negócio e para evitar os mesmos erros. Quando houver oportunidade de preencher essas falhas com o bom serviço na sua empresa e atrair possíveis compradores, aproveite.
Se você não sabe como obter essas informações, invista em uma pesquisa de mercado. Isso irá ajudar não só a obter informações da concorrência, como também vai trazer informações sobre o seu público-alvo, o seu campo de atuação e seus clientes.
Dessa forma, quanto mais conhecimento você tiver, mais referências para se destacar você vai ter. Diferencie-se dos outros e seja conhecido por sua originalidade.
Agora você tem uma série de orientações para começar a aumentar o valor comercial da sua empresa, seja para conquistar investidores ou fechar uma boa venda.
Assim que elas e demais ações pensadas no fortalecimento da marca são colocadas em prática, o valuation do seu negócio irá aumentar de forma significativa e os seus objetivos serão alcançados com mais facilidade.
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