Um escritório de contabilidade pode ter dezenas (ou centenas) de clientes que contribuem mensalmente com a lucratividade da empresa. Mas você sabe como avaliar o retorno financeiro líquido dos clientes?
Em meio a diversas atividades desenvolvidas diariamente pelos profissionais do seu escritório, pode ser que alguns clientes tenham uma margem de contribuição muito baixa. Ou, até mesmo, estejam dando prejuízo por conta de toda atenção que demandam.
Por outro lado, alguns clientes podem ser responsáveis por um alto índice de lucratividade. E identificar isso é importante para focar nos clientes certos na hora de prospectar novos contatos.
Quer entender melhor a importância de acompanhar o retorno financeiro líquido dos clientes? Então acompanhe ao longo deste artigo!
O retorno financeiro líquido dos clientes representa a contribuição real gerada por cada um dos clientes do seu escritório de contabilidade. Para isso, devem ser compreendidos todos os custos envolvidos no atendimento e o retorno financeiro obtido em contrapartida.
Essa é uma análise que pode ser feita tanto em curto prazo (como no período de um mês) quanto considerando todo o período que um cliente permanece como cliente – que podem ser vários anos. Qualquer que seja a abordagem adotada, é possível calcular como cada um dos clientes está contribuindo com a lucratividade no escritório.
São vários os benefícios de acompanhar de perto o retorno financeiro líquido dos clientes no seu escritório de contabilidade. Veja os principais deles:
Afinal, como calcular o retorno financeiro líquido dos clientes? Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores básicos:
Você já conhecia a importância desse cálculo? Quer ir mais a fundo nessa análise? A Taille possui uma equipe de consultores para ajudá-lo. Visite nossa página e entre em contato!