Você costuma fazer uma avaliação de lucratividade do escritório de contabilidade? Esse é um dos parâmetros mais importantes para medir o desempenho financeiro do seu negócio. Afinal, o objetivo de qualquer empresa é justamente obter lucro.
Os lucros representam a diferença entre o valor recebido pelos seus serviços e as despesas do mesmo período. Entretanto, mais do que conhecer o valor do lucro, é importante ter uma compreensão sobre todos os fatores que compõem a lucratividade do escritório de contabilidade.
Neste artigo vamos compreender como você pode fazer uma boa avaliação de lucratividade do escritório de contabilidade. Confira!
Nenhuma empresa pode sobreviver em longo prazo sem uma boa lucratividade. Quanto maior é o lucro obtido, maior é a capacidade que o escritório tem de investir no seu crescimento.
Portanto, um negócio que tem maior lucratividade:
Existem várias formas de mensuração da lucratividade. Isso inclui calcular índices de lucratividade, realizar análises de ponto de equilíbrio e determinar o retorno sobre ativos e investimentos. Logo a seguir vamos entender melhor como você pode fazer a avaliação de lucratividade do escritório de contabilidade.
A lucratividade é uma ferramenta para planejar e monitorar o seu negócio. Sua empresa precisa descobrir o ponto de equilíbrio, o número de produtos que você deve vender a um determinado preço, margem de lucro e volume de vendas para conseguir ser uma empresa lucrativa.
Veja quais são as formas que podem ser usadas para avaliar a lucratividade do seu escritório:
O lucro líquido é um número fundamental para determinar a lucratividade da sua empresa. Use esta fórmula simples para calcular o lucro líquido:
Receita – Despesas = Lucro
Um número positivo significa que você está obtendo lucro. Se for um número negativo, sua empresa está perdendo dinheiro. Zero significa que você está empatando.
É importante não apenas analisar os lucros anualmente, mas também todos os meses. Verifique a lucratividade do mês anterior no primeiro dia do mês seguinte. Como seu lucro está evoluindo? É mais ou menos o mesmo todos os meses? Está aumentando ou diminuindo (e quão rápido)?
Agora você pode prever o lucro futuro e corrigir o curso se o seu lucro estiver caindo.
O lucro bruto é um indicador importante do nível de lucratividade para compreender a rentabilidade dos serviços oferecidos pelo seu escritório. Aqui está a fórmula para calcular o lucro bruto:
Receita líquida de vendas – Custo dos serviços = Lucro bruto
O custo dos serviços pode incluir mão de obra, softwares, deslocamento e custos indiretos.
Já a margem de lucro bruto analisa a porcentagem de lucro que você está mantendo em comparação com o custo dos seus serviços. A fórmula é:
Lucro Bruto / Receita de Vendas = Margem de Lucro Bruto
Uma porcentagem mais alta significa que você está mantendo muito lucro em comparação com o custo dos serviços. Qualquer coisa abaixo de 50% significa que seu serviço está custando mais da metade de sua receita de vendas.
É importante destacar que a margem de lucro bruto não deve estar diminuindo. Se isso estiver acontecendo, é hora de aumentar seus preços ou encontrar maneiras de reduzir os custos dos serviços.
Sua margem de lucro bruto é boa, mas seu lucro líquido está diminuindo? A melhor ideia é dar uma olhada em suas despesas gerais. O custo dos serviços não é o seu problema.
A receita aumenta, mas o lucro diminui? Verifique suas despesas, elas provavelmente estão aumentando mais rápido que sua receita. Quando as empresas crescem, é comum que os investimentos aumentem e causem esse problema.
Para fazer uma boa análise, pegue o seu DRE e avalie as “despesas totais”. Verifique as despesas mês a mês e compare-as com a receita mês a mês para encontrar uma tendência. As despesas estão se aproximando da receita? Já superaram? Se sim, é hora de corrigir o rumo e reduzir as despesas.
Alguns clientes são mais rentáveis do que outros. E é essencial saber quais clientes estão contribuindo com mais lucro.
Surpreendentemente, os clientes que parecem mais lucrativos, aqueles que pagam grandes valores todos os meses, podem não ser. Mesmo se você estiver cobrando mais desses clientes, também poderá incorrer em mais despesas. Às vezes, clientes menores podem ser mais lucrativos porque a relação receita/despesa é melhor.
Para investigar a lucratividade gerada pelos clientes você terá que fazer um pouco de matemática:
Vimos neste artigo algumas dicas para uma boa avaliação de lucratividade do escritório de contabilidade. E quanto mais informações você tiver em mãos, melhores podem ser suas decisões estratégicas.
Dominar todas as despesas, receitas, margens de contribuição, resultados de cada cliente e alocar as horas de trabalho de cada funcionário faz toda a diferença para o desempenho do seu escritório de contabilidade em longo prazo. E a Taille pode ajudá-lo a gerenciar todas essas informações!