Você sabe como calcular o preço de venda ideal dos seus produtos? Essa pergunta pode gerar muitas dúvidas para os donos de empresas, principalmente de grandes negócios, afinal são muitos os fatores que podem interferir na precificação.
Há empresários que fazem essa definição baseado em valores dos concorrentes ou então com base no valor de compra, adicionando uma porcentagem que ele mesmo considera de acordo para conseguir um retorno de lucro.
Porém é preciso saber a melhor maneira para precificar um produto, calcular os custos e as estimativas de venda e então definir o valor. Isto é muito importante porque o preço é considerado um dos pilares do trade marketing, e está ligado a percepção que seus clientes terão sobre sua empresa.
Continue lendo esse artigo e aprenda como calcular o preço de venda ideal, equilibrando o preço atrativo, lucrativo e competitivo, e ainda gerando resultados a sua empresa. Acompanhe!
Antes de aprender como calcular o preço de venda ideal, é muito importante que você saiba sobre o que ele é construído, isso vai ajudar na hora de definir os valores.
O preço de venda, como o próprio nome já diz, é o valor pelo qual seu produto será vendido. Este valor deve cobrir todos os custos gerados, como por exemplo custo da compra, transporte e impostos e ainda gere um percentual de lucro para a empresa
Para começar a calcular o preço de venda ideal, você pode usar uma fórmula, que é: custos + despesa + lucro = preço de venda ideal!
Os custos são os valores que sua empresa paga para conseguir produzir/comprar o produto. Por exemplo: gastos com fornecedores, gastos com matéria prima, mão de obra, e assim por diante.
As despesas são todos os valores que sua empresa gasta para comercializar o produto, bem como também toda sua estrutura administrativa.. Ela engloba os custos fixos e variáveis.
Os custos fixos são aqueles que sempre irão existir, independente da quantidade de vendas que sua empresa faça. Por exemplo: conta de luz, conta de água, salário dos funcionários e outros.
Já os custos variáveis dependem diretamente da quantidade de produtos que são vendidos, por exemplo: embalagens, produtos para revenda, custo com frete para entregas, entre outros.
Todo o valor que sua empresa ganha com a venda do seu produto.
Saber detalhadamente sobre cada custo permite que você tenha uma visão estratégica sobre seu negócio, pois se você está investindo muito na aquisição de um serviço, seu preço de venda também deverá ser alto, e isso pode acabar afetando suas vendas.
Agora que você entendeu a base para definição do preço de venda, , separamos algumas dicas para aplicação do cálculo de preço de venda ideal para seu negócio.
Para calcular o preço de venda ideal para seu negócio é preciso saber quais são todos os custos e despesas que sua empresa gasta com o produto que você vende, como falamos acima.
O preço de custo é o valor que sua empresa investe para produzir o produto, ele envolve os custos fixos e variáveis como falamos acima. E deve ser considerado em todo cálculo para fazer a precificação do seu produto final.
Se sua empresa é muito maior, há casos em que o preço de custo vem estipulado diretamente do fornecedor, esse então é chamado de preço de fábrica.
Nele já estão calculados todos os gastos de desenvolvimento, fabricação e margem de lucro da indústria. Isso significa que as agências regulatórias são responsáveis pela fabricação dos produtos até o preço que será vendido ao consumidor final, sendo tabelado.
Normalmente esse tipo de controle é feito com empresas grandes, como farmácias, por exemplo.
O preço de compra também é um processo que faz parte da precificação de grandes empresas. Ele é o valor que seu negócio pagou para quem forneceu o produto.
No preço de compra já está incluso o preço de fábrica que falamos acima e os descontos que são dados pelo fornecedor. Ou seja, o preço de compra é = preço fábrica – descontos do fornecedor.
Você também pode usar métodos para calcular o preço de venda ideal dos seus produtos, como por exemplo:
Não há nada mais assertivo do que realizar uma consultoria sobre seu negócio para então conseguir calcular o preço de venda ideal do seu produto.
Para isso você pode contar com o auxílio de uma consultoria, como nós da Taille. Podemos ajudar seu negócio a crescer e a precificar seu produto da melhor maneira. Afinal, sabemos da importância e do impacto que o valor de venda ideal causa nos resultados do seu negócio, independente do tamanho que ele seja.
Se você ficou interessado sobre como calcular o preço de venda ideal do seu produto, fale conosco! Deixe sua empresa nas mãos de quem entende! Aproveite para acompanhar nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.