Se você é empresário deve saber que as despesas tributárias no Brasil representam um percentual alto sobre as parcelas de despesas da sua empresa, certo? Infelizmente não há para onde correr, afinal, não realizar os pagamentos pode gerar problemas ainda piores.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem opções de reduzir despesas tributárias de modo legal. Neste artigo vamos falar sobre 4 passos que irão ajudar você a colocar isso em prática. Acompanhe!
Antes de explicarmos como reduzir despesas tributárias, você sabe o que elas são?
As despesas tributárias são todo o valor que uma empresa tem relativo a impostos, taxas e multas, que devem ser pagos ao governo. Quando falamos sobre despesas tributárias em empresas, existem alguns fatores que influenciam nos valores:
Basicamente, a despesa tributária é correspondente a carga tributária que incide sobre as atividades do seu negócio. No Brasil, essa alta carga tributária e a burocracia que a acompanha são algumas das principais queixas dos empreendedores. Por isso, agora você vai aprender 4 passos para reduzir despesas tributárias.
Uma das maneiras de reduzir despesas tributárias é através do processo de recuperação de tributos.
Caso sua empresa calcule e pague por impostos a mais, ou então seja cobrada indevidamente pelos órgãos responsáveis, você pode solicitar a recuperação de tributos. Esse processo deve ser solicitado ao órgão responsável pela cobrança, comprovando a legitimidade. Após isso, o crédito ficará disponível e você poderá usá-lo para compensar os demais impostos.
Os tributos que são passíveis de recuperação são: PIS, COFINS, ICMS, IPI, IRPJ e INSS.
Você sabe se sua empresa está no regime tributário mais adequado? A escolha deve ser feita dependendo do porte, do ramo e da atuação da empresa. Dependendo do regime escolhido, você pode estar pagando a mais sem necessidade. Saiba quais são as opções de regime:
Esse regime tributário foi desenvolvido com o foco em microempresas e empresas de pequeno porte. Seu objetivo, como o próprio nome já diz, é tornar o processo de arrecadação mais simples, visto que empresas desse porte talvez ainda não tenham um departamento específico para cuidar de despesas tributárias.
O Lucro Real é o regime tributário que deve ser adotado para empresas de grande porte e multinacionais. Sua tributação é calculada de acordo com o lucro líquido obtido durante o ano.
Diferente dos outros regimes, não há requisito para quem optar pelo Lucro Presumido. Nesse regime tributário, a despesa é calculada sobre uma referência de lucro verdadeiro da empresa, ou seja, há um lucro presumido que varia de acordo com a atividade do negócio. A variação é de 1,6% até 32% da receita.
Você já fez um planejamento tributário da sua empresa? Quando feito da maneira certa, ele pode ajudar a reduzir despesas tributárias. Além disso, realizar esse processo traz benefícios como:
Se você quer reduzir despesas tributárias, contar com o auxílio de uma consultoria especializada é um passo muito importante a ser seguido.
Independente do porte do seu negócio, uma empresa especializada em assuntos tributários será a melhor opção para fazer a análise e entender onde você pode estar gastando a mais, se seu regime é o correto, se há créditos a serem recuperados, e muito mais. E o melhor: você não precisa se preocupar em fazer todo esse longo processo. Cabe destacar que ter o acompanhamento de uma empresa especializada neste assunto, trará muito mais segurança e permitirá que a empresa se torne muito mais competitiva dentro do seu segmento.
Além disso, o retorno será muito mais rápido. Afinal, como falamos, fazer todo o levantamento sem experiência é um processo muito demorado.
Para colocar isso em prática, você pode contar com o auxílio da Taille, uma empresa de consultoria estratégica e financeira, especializada em assuntos como o de reduzir despesas tributárias.
Gostou dos passos para reduzir despesas tributárias? Quer aplicar essa abordagem na sua empresa? Entre em contato conosco e deixe sua empresa nas mãos de quem entende!