Você sabia que é possível economizar dinheiro com tributação monofásica? É isso mesmo! Se a sua empresa está enquadrada no Simples Nacional e comercializa produtos enquadrados na tributação monofásica, é possível reduzir os custos tributários – além de restituir valores pagos a maior!
Confira a seguir como economizar dinheiro com a tributação monofásica.
Em operações comerciais com incidência de PIS e COFINS, os produtos e serviços podem ser classificados nas seguintes categorias:
A grande oportunidade para as empresas do Simples Nacional está no recolhimento correto dos tributos de produtos monofásicos.
Mas por que isso acontece?
O regime de tributação monofásica é semelhante ao sistema de substituição tributária – em que o ônus tributário de toda a cadeia de comercialização do produto é suportado pelo fabricante ou importador. Já os demais contribuintes (atacadistas e varejistas), são beneficiados com redução a zero da alíquota das contribuições.
Na prática, as empresas do Simples Nacional não precisam recolher PIS e COFINS nas operações de venda de produtos monofásicos.
As empresas do Simples Nacional do ramo de atacado, varejo, revendedores ou outros normalmente podem se beneficiar dos créditos das contribuições de PIS e COFINS. Veja os principais setores que se beneficiam:
A sua empresa vende produtos que se enquadram na tributação monofásica e você quer reduzir os custos tributários?
Cabe à empresa e/ou seu contador identificar quais receitas são provenientes da venda de produtos monofásicos. A partir disso, é possível fazer a segregação na apuração do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples (PGDAS) – distinguindo-as em campos próprios para evitar que seja feito o pagamento dos tributos que já foram pagos na origem.
Ou seja, é preciso informar de forma separada as receitas:
Muitas empresas que desconhecem o regime monofásico fazem o recolhimento integral do PIS e COFINS. Nestes casos, é possível recuperar o valor pago a maior?
Sim! As empresas do Simples Nacional têm a possibilidade de solicitar a restituição de pagamentos indevidos num lapso temporal de até 60 meses (5 anos). Os valores podem ser restituídos em conta bancária da empresa em até 90 dias, corrigidos pela Selic.
O processo para solicitar a restituição de PIS e COFINS para empresas do Simples Nacional é muito prático. Veja o passo a passo adotado pela Taille:
Nossos especialistas fazem um levantamento dos últimos meses de atuação da sua empresa, em conjunto com a nossa plataforma.
Verificamos todos os possíveis valores a serem solicitados a restituição ou compensação.
Pronto! Em até 30 dias encaminhamos a projeção de valor a ser recuperado para sua empresa. É tudo simples, rápido e seguro!
A Taille é uma empresa de consultoria e assessoria que tem como objetivo identificar soluções personalizadas nas áreas financeira, tributária e valuation, adequadas às necessidades de cada cliente.
Sediada em Santa Cruz do Sul, com 8 anos de mercado, prestamos suporte aos mais variados segmentos, tais como, indústrias, comércio, distribuidoras e empresas prestadoras de serviço, de todo o território nacional.
Se você deseja economizar dinheiro com tributação monofásica ou solicitar a restituição de tributos, conte com a ajuda dos nossos especialistas. Entre em contato agora mesmo!