Ter uma empresa é saber que a gestão financeira é uma das atividades indispensáveis para manter a organização e desempenho do negócio. Afinal, a gestão financeira é responsável por cuidar do resultado financeiro, o principal medidor sobre o desempenho da sua empresa.
A má gestão financeira pode ocasionar grandes perdas de lucros ou outros prejuízos. Por isso, é sempre importante analisar como ela é feita e aplicar boas práticas que podem ajudar no controle.
Pensando nisso, criamos esse conteúdo com boas práticas para uma gestão financeira eficiente , que podem ajudar seu negócio não apenas de imediato, mas também como a médio e longo prazo. Confira a seguir!
A gestão financeira é a parte administrativa responsável por cuidar das finanças da empresa. O foco é sobre aumentar a lucratividade e ajudar a obter mais resultados.
Dentro da gestão financeira são exercidas algumas atividades, como um planejamento financeiro, controle sobre as receitas, acompanhamento e análise de despesas e custos e, também, captação de investimentos.
Se sua empresa precisa de uma boa gestão financeira, buscar novas práticas pode ser a solução para consolidar o controle do seu negócio.
Separamos algumas dicas que irão ajudar nesse processo, olha só:
O primeiro passo é fazer uma análise sobre todas as movimentações financeiras que são feitas na sua empresa, desde pagamentos primários e fixos até o recebimento das vendas.
Fazer isso vai ajudar você a determinar se o que está sendo feito está trazendo resultados ou se deverá ser ajustado. Caso necessário, faça um replanejamento e determine novas movimentações que deverão ser feitas.
Para facilitar a centralização de informações, bem como uma melhor organização dos dados, um sistema de gestão ERP pode ser muito vantajoso. Ou até mesmo o auxílio de profissionais especializados em gestão financeira para empresas, como nós da Taille.
Terminar o mês com saldo positivo não pode ser o único indicador para saber se sua empresa está indo bem ou não.
Como os resultados são dados complexos, é muito importante definir indicadores para gerar uma visão mais objetiva sobre seu negócio, além de facilitar na hora de criar novas estratégias e tornar as decisões mais assertivas.
Estude quais podem ser os indicadores que mais combinam com o seu negócio e faça uma análise sobre eles. Por exemplo, os indicadores podem ser de produtividade, capacidade, efetividade, lucratividade, qualidade e assim por diante.
Usar indicadores em seu negócio é a melhor estratégia para uma boa gestão financeira.
O acompanhamento do fluxo de caixa diário permite ao gestor visualizar a capacidade de pagamento e recebimento da empresa, bem como organizar da melhor maneira o fluxo financeiro.
Esse processo também ajuda na prevenção de eventuais situações que possam ser prejudiciais para sua empresa, como a falta de capital de giro para cobrir despesas correntes.
Implantar uma gestão financeira ou melhorar uma já existente exige muita atenção – seja sobre o fluxo de caixa, o estoque, as movimentações diárias ou com as projeções futuras.
Acompanhar isso de perto o tempo inteiro não é algo fácil. Por isso, criar processos que padronizem as atividades financeiras do seu negócio é uma boa opção.
Esses processos financeiros podem trazer uma enorme diferença para o seu controle de finanças, portanto é indispensável que sejam feitos de forma clara e objetiva.
O grande volume de trabalho, na maioria das vezes, serve como um pretexto para justificar a falta de uma gestão financeira, ou então uma gestão incompleta. Por isso, contar com o auxílio de profissionais que entendam sobre o negócio pode ser uma boa solução.
A Taille é uma equipe que está pronta para cuidar do seu negócio da melhor maneira possível, focando em analisar as informações financeiras, processos operacionais e gerir os resultados aos gestores e sócios, a fim de direcionar para as decisões mais assertivas, trazendo assim, resultados melhores para a sua empresa.
Como vimos anteriormente, a gestão financeira é indispensável para o sucesso e controle do seu negócio. Por meio dela é possível ter um controle com precisão sobre o que está sendo feito financeiramente na empresa, permitindo que você planeje os próximos passos a serem seguidos.
Com uma boa gestão financeira, é possível saber quais são os melhores momentos para gastar, poupar ou investir, evitando prejuízos.
Quando se tem uma boa gestão financeira em nosso negócio, ela traz consigo ótimos benefícios como retorno. Como por exemplo:
Com a noção sobre os custos financeiros do seu negócio, é possível a um médio prazo começar a investir, aumentar lucros ou cortar gastos desnecessários para começar a trazer mais economia.
Essa é a principal função da gestão financeira: fazer com o que o controle sobre finanças da sua empresa se torne mais assertivo. Isso possibilita que seus negócios se mantenham estáveis e tragam mais retorno ao longo dos anos.
Com um bom planejamento e transparência nos resultados que são apresentados, você terá uma noção muito mais assertiva na hora de tomar decisões, sejam elas para investir, poupar ou reter gastos.
Agora que você viu algumas boas práticas e dicas sobre como ter uma boa gestão financeira, que tal aplicá-la na sua empresa? Entre em contato conosco e deixe sua empresa nas mãos de quem entende!
Aproveite para acompanhar nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.