Se você é empresário sabe que há alguns indicadores que os investidores analisam antes de tomar uma decisão. Há também indicadores que são úteis para saber como está o valor da sua empresa no mercado. Mas, para ambas as situações, há um indicador em comum: o Valuation.
Entender o que é Valuation irá permitir que você saiba quanto de valor seu negócio tem no mercado, aprenda como calcular esse valor e ainda compreenda qual a principal importância disso.
Mas se você nunca ouviu falar sobre esse termo, fique tranquilo. Vamos explicar o que é Valuation, como ele funciona e por que é tão importante de ser feito. Continue lendo.
O termo Valuation significa “Avaliação de Empresas”.
Basicamente é ele uma das áreas de finanças que estuda o processo de avaliação sobre um determinado ativo, seja financeiro ou real.
Ou seja, ele irá avaliar todo o impacto que é gerado pela marca no mercado, não apenas um produto que há em estoque ou um serviço prestado.
Por exemplo, imagine que você tem uma sorveteria, mas você entrega muito mais do que apenas sorvete – seu espaço é focado em gerar experiência para o usuário, sua marca é muito reconhecida e lembrada por isso.
Na hora de fazer o processo de Valuation, tudo isso será levado em consideração, não apenas o quanto de sorvete que há no estoque para a venda.
Por conta disso, o processo de avaliação não é uma ciência exata. O analista que irá trabalhar com a empresa irá se basear em estimativas e até mesmo se deparar com algumas incertezas. Essas estimativas irão abranger as percepções dos investidores e clientes sobre seu negócio.
Como falamos acima, o Valuation não é uma ciência exata. E, como o próprio nome já diz, é uma avaliação – e é assim que deve funcionar.
Ele funciona com um levantamento de vários fatores subjetivos, e com o uso de um indicador para conseguir chegar a um resultado próximo ao estimado.
Para fazer a avaliação existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas. Além disso, as premissas e números usados no cálculo podem gerar diferenças nos resultados, por isso o analista pode definir um valor justo da ação.
Agora que você entendeu o que é Valuation e como ele funciona, chegou a hora de saber como calculá-lo. Vamos lá!
Existem três dados que são fundamentais na hora da avaliação:
Na hora de fazer o cálculo é muito importante estabelecer as premissas, que serão as bases sobre as quais a projeção vai ser feita. Entre elas você pode considerar:
Para fazer a taxa de desconto é muito comum que recorram ao custo do capital utilizado, que pode ser próprio, de terceiros ou até mesmo de ambos.
Com base na taxa de desconto que for utilizada, os fluxos de caixa futuros devem ser trazidos a valor presente e somados.
A taxa de crescimento esperado também é muito importante, pois é uma análise sobre a capacidade que há em aumentar o faturamento, sem aumentar os custos na mesma proporção.
Imagine que você vá até o mercado e o item que você quer comprar está muito mais caro do que ele realmente vale. Certamente não o compraria, certo?
Ou então pense que esse mesmo item está por um valor muito mais abaixo do que ele vale, você compraria, mas para quem está vendendo o prejuízo é certeiro.
O mesmo funciona para as empresas. Saber o que é Valuation e como definir esse valor impacta diretamente nas negociações, fazendo com que seja a melhor opção para ambas as partes.
Além disso, o Valuation pode trazer outras vantagens, como:
Como você viu acima, calcular o Valuation de uma empresa é um processo bem complexo. Para garantir que o valor seja assertivo, contar com o auxílio de um profissional é a melhor solução.
Conte com o auxílio da Taille para tornar esse serviço mais fácil e assertivo. Entre em contato conosco e deixe sua empresa nas mãos de quem entende! Aproveite para acompanhar nosso blog e encontrar mais conteúdos como esse.