As empresas brasileiras precisam lidar com despesas recorrentes com tributos, certo? Apesar de ser impossível fugir desses custos, é possível reduzir o gasto com impostos – mantendo a empresa dentro dos limites da lei.
Com um bom planejamento e adotando algumas boas práticas, é possível obter pequenas reduções na tributação. Ao longo dos meses, essa economia pode fazer uma grande diferença no fluxo de caixa e viabilizar o aumento da competitividade do seu negócio.
Mas como reduzir o gasto com impostos na sua empresa? Confira as dicas que preparamos para você!
A primeira estratégia que você pode adotar para reduzir o gasto com impostos é diminuir o valor pago como pró-labore para os sócios. Isso acontece porque essa remuneração é taxada como todas as obrigações da folha de pagamento – incluindo a incidência de FGTS e INSS.
As empresas do Lucro Real podem optar pela distribuição de lucro aos sócios em vez de remunerá-los com o pró-labore. Dessa forma, é possível obter uma economia de até 47,5% sobre o total retido.
O enquadramento tributário da sua empresa interfere diretamente nas suas obrigações tributárias – incluindo os gastos com impostos. Por isso, é importante avaliar as características da sua organização para definir o melhor regime:
O planejamento tributário é um estudo profundo e minucioso de cada característica da empresa. A partir disso, torna-se possível ter uma visão clara sobre o contexto tributário em que a empresa está inserida para que sejam tomadas as melhores decisões.
Esse é um dos principais mecanismos que podem ser adotados para reduzir o gasto com impostos. Afinal, estamos falando de uma avaliação que considera o enquadramento tributário, incentivos fiscais, histórico empresarial, simulações, entre outros fatores determinantes.
Quando falamos sobre gastos com impostos, não podemos deixar de considerar os possíveis custos com multas e juros que podem surgir. Afinal, as contas vencidas – seja por falta de planejamento ou esquecimento – podem gerar diversos processos e multas com juros exacerbantes.
Para evitar que isso aconteça, você pode organizar um calendário fiscal que inclui todas as obrigações principais e acessórias ao longo do ano. Trata-se de uma forma de se proteger contra os custos extras por atrasos.
Os incentivos fiscais são grandes aliados das empresas que buscam reduzir o gasto com impostos. Existem diversos incentivos oferecidos pelo governo Federal, Estadual ou Municipal que permitem diminuir a carga tributária.
Geralmente, os incentivos são voltados a empresas de determinados segmentos e/ou localização. Os exemplos incluem as isenções, reduções na base de cálculo, créditos presumidos de ICMS específicos para segmentos(em especial indústrias), PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), Juros sobre capital próprio.
A terceirização apresenta diversos benefícios para uma empresa. Mas você sabia que um desses benefícios é a possibilidade de reduzir o gasto com impostos?
Quanto mais funcionários você tem, mais impostos você precisa pagar e mais obrigações passam a existir, certo? Por outro lado, a terceirização gera uma economia com encargos trabalhistas – como FGTS, INSS, férias e 13º salário.
A recuperação de créditos tributários permite o resgate dos impostos, taxas e contribuições que foram pagos pela empresa, mas foram apurados e pagos a maior ou indevidamente pela empresa.
O motivo desses pagamentos indevidos, duplos ou a mais de tributos podem ser variados – como a alta complexidade existente nas alterações e atualizações da legislação, fato que acontece com frequência.
Para identificar corretamente todos os créditos que poderão ser recuperados é necessário fazer um estudo aprofundado e um levantamento de todos os dados. A partir disso, você consegue reduzir o gasto com impostos na sua empresa.
Você gostou das dicas para reduzir o gasto com impostos? Os especialistas da Taille estão à disposição para ajudá-lo a manter a saúde tributária na sua empresa. Visite nosso site e conheça os nossos serviços!